Poemas - FÁBULA DA CABRA E DO CÃO PASTOR

Poemas - FÁBULA DA CABRA E DO CÃO PASTOR


FÁBULA DA CABRA E DO CÃO PASTOR(Germil, Ponte da Barca, 2014)

Num nevoento dia de inverno, pastava uma vezeira de cabras na Serra Amarela. 
Obcecada por um tufo de erva, uma cabra vê o seu passo impedido pelo cão pastor, que pressentia o lobo atrás das paredes do nevoeiro.
- Deixa-me passar, diz a cabra, não penses que te tenho medo... 
- Medo? Eu só quero merecer o que o pastor me dá, nada mais. Chega para lá os cornos e esse cheiro, que me embota o faro.
Apanhada a violar as leis do rebanho, a cabra mantém a determinação: 
- Não és tu nem lobo nenhum que me impedem de ir onde a erva me chama.
- E quem te quer impedir? Vai onde te chama a tua condição, que os riscos do exercício da tua liberdade só tu os podes enfrentar.
Alheados, nem a Serra nem o pastor se apercebem de como os verdadeiros dramas das vezeiras vão além do lobo e, contra eles, ninguém as pode proteger.
Fonte: Norteando, Amadeu Ferreira e Luís Borges
Editora Âncora

Comentários

Mensagens populares