Topónimos: Fonte, funtão e funtau, funtanário, funtela, funtelha, funtilhada, funtaínha, funtaísco

Topónimos: Fonte, funtão e funtau, funtanário, funtela, funtelha, funtilhada, funtaínha, funtaísco

Imagem: Fonte Fria, Serra do Gerês

O nome latino já era FONTEM, de género masculino no latim clássico. Aparece feminino a partir do século IV. No latim também já havia FONTANUM e FONTANAM que deram algumas daquelas formas. 

Na serra as fontes são muito importantes como pontos de atração humana e de animais, pelo que é difícil encontrar alguma sem nome. E são numerosíssimas, o que nos impede de as nomear embora apresentem nomes bem variados e por vezes revelando curiosidades. Referiam-se, no entanto, a Fonte da Luz, a Fonte da Saúde, a Fonte de Mel, a Fonte Viva, a Fonte dos Feitiços, por indicarem a qualidade da água ou caráter sagrado. E não há aldeia sem fonte, onde desempenha função vital, e quando coletivas são importantíssimos locais de convívio. Neste caso geralmente diziam-se simplesmente Fonte, como as que me indicaram em Fafião, Parada de Riucaldo, Cubide, Campo e Vilarinho das Furnas.  


Há a aldeia de Funtaínhos junto de Vila Boa, um Funtaíscos na Serra de Riucaldo. Funtão em São Lourenço, Funtau em Tourém (esta aldeia encontra-se metida na Galiza, onde aquela forma é normal) . Diminutivos Funtela, Funtelas, Funtèlinhas, Funtélha e Funtélhas em Cubide e Riucaldo. Uma Funtilhada (Seselhe) é adjetivo derivado dum suposto verbo funtilhar.

Fonte: Fernando Cosme

Comentários

Mensagens populares