Plantas- Vidoeiro
Plantas-Vidoeiro
Exemplares de bétulas de grande porte podem ser encontradas por quem se embrenhar pelos vales mais interiores e isolados da Serra do Gerês.
No território do Parque Nacional estão identificados vários tipos de bidoais - manchas arbóreas dominadas pelos vidoeiros, em muitos casos monoespecíficas - dependendo dos locais onde ocorrem. Em pequenas concentrações, as bétulas tanto surgem em turfeiras a maiores altitudes e também noutros locais húmidos, como no fundo de vales e margens de rios e ribeiros. Ocorrem isoladamente, no seio dos carvalhais, dos faiais, em bosques mistos, mas também formando manchas nas quais dominam, a maiores altitudes, no limite superior do coberto arbóreo, facto que atesta algum recuo do carvalhal devido principalmente à persistência do fogo e dos seus efeitos (o que também foi degradando os próprios bidoais).
Para além das ocorrências autóctones, existem neste território inúmeras manchas de vidoeiros com origem em plantações levadas a cabo há várias décadas, pelos serviços florestais.
Fonte: Árvores do Parque Nacional da Peneda-geres, Miguel Dantas da Gama.
Comentários
Enviar um comentário